COMPOSTOS DE BORRACHA MAIS UTILIZADOS EM VEDAÇÃO
A borracha de vedação é um produto desenvolvido para atuar em diversas áreas industriais do mercado, abrangendo desde a indústria alimentícia até a automobilística. Pode ser produzida em silicone ou borracha, a escolha fica a critério do cliente, pois dependendo de onde o produto será aplicado há variações de desempenho entre as duas.
CARACTERÍSTICAS DA BORRACHA DE VEDAÇÃO
A borracha de vedação em silicone possui diversas vantagens, começando pela resistência á altas temperaturas chegando a 300°C, e á baixas temperaturas sem perder a flexibilidade, entretanto, a flexibilidade da borracha de vedação em baixas temperaturas depende da dureza do material, e apresenta comportamento mais favorável entre 50 á 60 Shore A. O silicone também apresenta ótima resistência elétrica e a compostos químicos como bases, ácidos, oxigênio e ozônio. Não adere a superfícies pegajosas, são inodoros, insípidos e atóxico o que torna-o favorável a industria médica, possui baixa deformação permanente e são excelentes isolantes.
COMPONENTES DA BORRACHA DE VEDAÇÃO
A borracha de vedação em elastômero possui as seguintes variações, sendo o neoprene um material resistente ao calor, intempéries, ozônio e a produtos químicos. Sua temperatura de trabalho varia de -40°C á 100°C, e possui boa resistência em durezas acima de 60 Shore A.
A borracha Natural é de baixa compressão e alta resistência, sua temperatura de trabalho varia entre -40°C e 70°C, resistente a produtos químicos, e são disponíveis em durezas entres 40 a 70 Shore A.
A borracha SBR também suporta grandes variações de temperatura, indo de -40°C á 70°C, não possui tanta resistência a intempéries e ao ozônio, sua classificação é moderada, porém são resistentes a produtos químicos e alguns produtos inorgânicos.
A Nitrílica é um material que oferece boa resistência à maioria dos óleos, sejam vegetais ou animais, resistente também á gasolina, diesel, e óleos combustíveis leves. É flexível, boa adesão ao metal, é resistente a produtos químicos, e alguns inorgânicos. Suporta temperaturas que variam de -40°C á 100°C, e por curtos períodos de tempo até 120°C.
O EPDM é um produto bastante utilizado em varias áreas industriais, como por exemplo, á indústria automobilista,como perfis de borracha de vedação para vidros e portas, mangueiras, tubos, dentre outros. É resistente á temperaturas de -40°C á 70°C em compostos Standard, e com compostos especiais podem aumentar a faixa de temperatura.O EPDM é resistente ao ozônio, intempéries, ácidos diluídos, salmoura, a ataques de oxigênio, raios ultravioleta e condições ambientais.
O Viton apresenta boa resistência à ataques químicos como ácidos nitrílicos concentrados, sulfúricos concentrados, cítricos, clorídricos, e etílico até 85% concentrado, também resiste a óleos e graxas. A temperatura de trabalho varia de -26°C á 205°C, e por curtos períodos de tempo podem aguentar temperaturas mais elevadas. O Viton é um material que apresenta excelentes propriedades mecânicas, o que associadas às outras características torna sua borracha de vedação de Viton superior a qualquer outro tipo.
EM DÚVIDA DO COMPOSTO CORRETO PARA SUA APLICAÇÃO? ENTRE EM CONTATO COM A PENAVED VEDAÇÕES:
(18)3653-7933 (18)3653-5356 vendas@penaved.com.br